Relação do Kit de Transmissão Transalp 650
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Relação do Kit de Transmissão Transalp 650
Passei muito tempo...mesmo muito tempo a pensar que relação final havia de usar na minha TA650 para melhorar o seu desempenho actual
Para fazer as seguintes alterações baseei-me na seguinte base de dados http://www.gearingcommander.com/
Pinhão, vou deixar com os mesmos 15T
Cremalheira, vou tirar 1 dente passa para 47T
Pneu, passa para a seguinte medida 130/80 R17
Passo a explicar o porque e como cheguei a estes valores
1º lugar, acho que a mota com a medida 120/90 R17 no pneu traseiro fica algo "solta" em curvas rápidas, portanto vou optar por pôr um mais largo para melhorar a segurança (não é ao acaso que voltaram a por a medida 130/80 na TA700 como vinha na TA600, que a meu ver foi uma emenda em relação a TA650).
2º lugar, como o pneu ficou com um diâmetro mais pequeno vou compensar a relação final com uma cremalheira de 47T. desta forma a caixa fica muito próxima à relação de origem (+ 0.8 Km/h ás 4500rpm já com o pneu 130/80 R17). Estamos a falar de um aumento de 0.1% o que não é significativo para se notar qualquer tipo de perdas em utilização normal.
Como podem ver temos de ter em conta vários factores antes de alterar os valores da transmissão final
Estou a contar com o dr. Faustino para realizar esta operação
E espero ficar contente com o resultado
PS depois de feitas as alterações vou postar aqui o resultado relativo ao comportamento da moto. Se melhorou os consumos a velocidades constantes, se melhorou a dinâmica da mota, se ficou mais segura em velocidades mais elevadas, se noto perdas de potência em todo o seu regime etc.
Se no seu conjunto houver melhorias significativas quem tem uma TA650 fica a dever umas
Para fazer as seguintes alterações baseei-me na seguinte base de dados http://www.gearingcommander.com/
Pinhão, vou deixar com os mesmos 15T
Cremalheira, vou tirar 1 dente passa para 47T
Pneu, passa para a seguinte medida 130/80 R17
Passo a explicar o porque e como cheguei a estes valores
1º lugar, acho que a mota com a medida 120/90 R17 no pneu traseiro fica algo "solta" em curvas rápidas, portanto vou optar por pôr um mais largo para melhorar a segurança (não é ao acaso que voltaram a por a medida 130/80 na TA700 como vinha na TA600, que a meu ver foi uma emenda em relação a TA650).
2º lugar, como o pneu ficou com um diâmetro mais pequeno vou compensar a relação final com uma cremalheira de 47T. desta forma a caixa fica muito próxima à relação de origem (+ 0.8 Km/h ás 4500rpm já com o pneu 130/80 R17). Estamos a falar de um aumento de 0.1% o que não é significativo para se notar qualquer tipo de perdas em utilização normal.
Como podem ver temos de ter em conta vários factores antes de alterar os valores da transmissão final
Estou a contar com o dr. Faustino para realizar esta operação
E espero ficar contente com o resultado
PS depois de feitas as alterações vou postar aqui o resultado relativo ao comportamento da moto. Se melhorou os consumos a velocidades constantes, se melhorou a dinâmica da mota, se ficou mais segura em velocidades mais elevadas, se noto perdas de potência em todo o seu regime etc.
Se no seu conjunto houver melhorias significativas quem tem uma TA650 fica a dever umas
Última edição por kuhn em Sex maio 02, 2014 12:26 pm, editado 2 vez(es)
Re: Relação do Kit de Transmissão Transalp 650
Acho que fazes muito bem em fazer essas 3 alterações.
1. Com pneu 130 tens muito mais oferta e já podes por uns Heidenau k60 Scout que em relação preço / qualidade são excelentes
2. Como tens um motor que tem força que nunca mais acaba, ao alongares ligeiramente a transmissão vai ganhar um pouco em consumos e suavidade na condução, mas como dizes, a diferença é de apenas 2,9% por isso! não deves notar quase nada a perda de força em baixas. Eu na minha fiz o contrário, devido a ser mono e como viste, em baixas é mto fraca.
3. Tb fiz o mesmo (no meu caso adicionem 1 elemento passando de 110 para 112 elos) para manter a afinação da corrente perto do meio.
ao aumentar 2 dentes à cremalheira e mantendo os 110 elos, ficava com a afinação no limite e mesmo assim com a corrente com pouca folga, que tendo em conta o meu peso não era nada bom.
1. Com pneu 130 tens muito mais oferta e já podes por uns Heidenau k60 Scout que em relação preço / qualidade são excelentes
2. Como tens um motor que tem força que nunca mais acaba, ao alongares ligeiramente a transmissão vai ganhar um pouco em consumos e suavidade na condução, mas como dizes, a diferença é de apenas 2,9% por isso! não deves notar quase nada a perda de força em baixas. Eu na minha fiz o contrário, devido a ser mono e como viste, em baixas é mto fraca.
3. Tb fiz o mesmo (no meu caso adicionem 1 elemento passando de 110 para 112 elos) para manter a afinação da corrente perto do meio.
ao aumentar 2 dentes à cremalheira e mantendo os 110 elos, ficava com a afinação no limite e mesmo assim com a corrente com pouca folga, que tendo em conta o meu peso não era nada bom.
samurai19- Mensagens : 71
Data de inscrição : 07/04/2014
Idade : 49
Localização : Sesimbra
Re: Relação do Kit de Transmissão Transalp 650
Pelos dados dos pneus a diferença é mesmo minima (2mm por banda mais pequeno de diametro mas não sei o que diminuirá em perimetro), verifica bem se justifica tirares 2 dentes na cremalheira??
Diria que sim se tiveres motor para isso caso contrário vais andar a cansar motor. Já fiz uma experiência idêntica na minha Raptor e a diferença ainda é significativa.
Nada como experimentar!!
Diria que sim se tiveres motor para isso caso contrário vais andar a cansar motor. Já fiz uma experiência idêntica na minha Raptor e a diferença ainda é significativa.
Nada como experimentar!!
Raptor- Mensagens : 60
Data de inscrição : 09/04/2014
Localização : Setúbal
Re: Relação do Kit de Transmissão Transalp 650
Cunha só estou a tirar 1 dente porque 2º o http://www.gearingcommander.com/ com esta medida de pneu a cremalheira com 47 dentes fica com a mesma relação de origem
Re: Relação do Kit de Transmissão Transalp 650
Toma atenção e não tires muitos dentes senão depois queres mastigar e não consegues!!!
Raptor- Mensagens : 60
Data de inscrição : 09/04/2014
Localização : Setúbal
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