ADVmoto
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Relação do Kit de Transmissão Transalp 650

3 participantes

Ir para baixo

Relação do Kit de Transmissão Transalp 650 Empty Relação do Kit de Transmissão Transalp 650

Mensagem por kuhn Qui maio 01, 2014 12:33 am

Passei muito tempo...mesmo muito tempo a pensar que relação final havia de usar na minha TA650 para melhorar o seu desempenho actual   study 

Para fazer as seguintes alterações  baseei-me na seguinte base de dados http://www.gearingcommander.com/

Relação do Kit de Transmissão Transalp 650 Ornfau

Pinhão, vou deixar com os mesmos 15T

Cremalheira, vou tirar 1 dente passa para 47T

Pneu, passa para a seguinte medida 130/80 R17


Passo a explicar o porque e como cheguei a estes valores   king 

1º lugar, acho que a mota com a medida 120/90 R17 no pneu traseiro fica algo "solta" em curvas rápidas, portanto vou optar por pôr um mais largo para melhorar a segurança (não é ao acaso que voltaram a por a medida 130/80 na TA700 como vinha na TA600, que a meu ver foi uma emenda em relação a TA650).

2º lugar, como o pneu ficou com um diâmetro mais pequeno vou compensar a relação final com uma cremalheira de 47T. desta forma a caixa fica muito próxima à relação de origem (+ 0.8 Km/h ás 4500rpm já com o pneu 130/80 R17). Estamos a falar de um aumento de 0.1% o que não é significativo para se notar qualquer tipo de perdas em utilização normal.

Como podem ver temos de ter em conta vários factores antes de alterar os valores da transmissão final Suspect 

Estou a contar com o dr. Faustino para realizar esta operação    Twisted Evil  

E espero ficar contente com o resultado    afro 

PS depois de feitas as alterações vou postar aqui o resultado relativo ao comportamento da moto. Se melhorou os consumos a velocidades constantes, se melhorou a dinâmica da mota, se ficou mais segura em velocidades mais elevadas, se noto perdas de potência em todo o seu regime etc.
Se no seu conjunto houver melhorias significativas quem tem uma TA650 fica a dever umas   drunken 


Última edição por kuhn em Sex maio 02, 2014 12:26 pm, editado 2 vez(es)
kuhn
kuhn

Mensagens : 198
Data de inscrição : 05/04/2014
Idade : 43
Localização : Almada

http://www.adventureteam.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Relação do Kit de Transmissão Transalp 650 Empty Re: Relação do Kit de Transmissão Transalp 650

Mensagem por samurai19 Qui maio 01, 2014 7:49 am

Acho que fazes muito bem em fazer essas 3 alterações.

1. Com pneu 130 tens muito mais oferta e já podes por uns Heidenau k60 Scout que em relação preço / qualidade são excelentes Wink

2. Como tens um motor que tem força que nunca mais acaba, ao alongares ligeiramente a transmissão vai ganhar um pouco em consumos e suavidade na condução, mas como dizes, a diferença é de apenas 2,9% por isso! não deves notar quase nada a perda de força em baixas. Eu na minha fiz o contrário, devido a ser mono e como viste, em baixas é mto fraca.

3. Tb fiz o mesmo (no meu caso adicionem 1 elemento passando de 110 para 112 elos) para manter a afinação da corrente perto do meio.
ao aumentar 2 dentes à cremalheira e mantendo os 110 elos, ficava com a afinação no limite e mesmo assim com a corrente com pouca folga, que tendo em conta o meu peso não era nada bom.
samurai19
samurai19

Mensagens : 71
Data de inscrição : 07/04/2014
Idade : 49
Localização : Sesimbra

Ir para o topo Ir para baixo

Relação do Kit de Transmissão Transalp 650 Empty Re: Relação do Kit de Transmissão Transalp 650

Mensagem por Raptor Qui maio 01, 2014 11:57 am

Pelos dados dos pneus a diferença é mesmo minima (2mm por banda mais pequeno de diametro mas não sei o que diminuirá em perimetro), verifica bem se justifica tirares 2 dentes na cremalheira??
Diria que sim se tiveres motor para isso caso contrário vais andar a cansar motor. Já fiz uma experiência idêntica na minha Raptor e a diferença ainda é significativa.

Nada como experimentar!!

Raptor

Mensagens : 60
Data de inscrição : 09/04/2014
Localização : Setúbal

Ir para o topo Ir para baixo

Relação do Kit de Transmissão Transalp 650 Empty Re: Relação do Kit de Transmissão Transalp 650

Mensagem por kuhn Qui maio 01, 2014 3:20 pm

Cunha só estou a tirar 1 dente porque 2º o http://www.gearingcommander.com/ com esta medida de pneu a cremalheira com 47 dentes fica com a mesma relação de origem  Wink 
kuhn
kuhn

Mensagens : 198
Data de inscrição : 05/04/2014
Idade : 43
Localização : Almada

http://www.adventureteam.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Relação do Kit de Transmissão Transalp 650 Empty Re: Relação do Kit de Transmissão Transalp 650

Mensagem por Raptor Seg maio 05, 2014 6:40 am

Toma atenção e não tires muitos dentes senão depois queres mastigar e não consegues!!! lol! lol!

Raptor

Mensagens : 60
Data de inscrição : 09/04/2014
Localização : Setúbal

Ir para o topo Ir para baixo

Relação do Kit de Transmissão Transalp 650 Empty Re: Relação do Kit de Transmissão Transalp 650

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos