Como usar os travões
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Como usar os travões
1. É verdade que a maior força de travagem de uma moto é proveniente do travão dianteiro. o travão traseiro, pode ser usado de maneira particular para tornar a condução mais suave e segura.
Em certas situações, é melhor usar o travão traseiro para diminuir a velocidade, do que cortar o acelerador, ou mesmo usar o travão dianteiro, afectará menos a moto e mantêm-o mais alinhado em curva ao invés de sair dela.
Para usar o travão traseiro correctamente, ele deve estar bem ajustado.
O pedal deve estar a poucos milímetros abaixo do seu pé, quando estiver na sua posição normal de condução.
Um pedal mal regulado pode forçar a uma má posição, e tornar difícil a acção de travar gradualmente.
2. Quando entrar numa curva, deixe o travão traseiro apertado no momento em que o travão dianteiro é solto e a moto estabilize inclinada. Isto impedirá que a frente da moto se eleve. assim que o travão dianteiro é solto e antes que as forças de uma curva actuem.
Isto serve para que mantenha as bainhas comprimidas, assim que o acelerador começa a ser aberto, use o travão traseiro para modular ligeiramente a sua velocidade se achar que está ir muito rápido, e quiser desaçelarar, vai transferir muito peso para a dianteira e fará com que se abra o traçado da curva, entretanto, se aplicar o travão traseiro fechará o traçado da curva e colocar-se do lado interno da curva.
Tente evitar usar muito o acelerador.
Acelere lentamente com a correcção no travão, apenas para tirar o peso da roda dianteira.
3. Durante manobras de baixa velocidade como inverter o sentido de marcha, o efeito giroscópio do motor mantêm a moto equilibrada. Você pode usar isso em seu benefício utilizando o travão traseiro e usando um pouco a embraiagem para manter as rotações um pouco mais altas. Tente usar diferentes combinações de embraiagem e de travão traseiro e acelerador para encontrar o que funciona melhor para si e para a moto. Conjugando as rotações do motor a embraiagem e o travão traseiro consegue um maior equilíbrio.
4. Em curvas nas descidas de montanhas e serras o travão traseiro pode ser usado para evitar que se ganhe muita velocidade, mesmo com o acelerador aberto – especialmente em longas descidas. Nas curvas, abra o acelerador o mais cedo possível para não sobrecarregar o pneu dianteiro com o peso da moto, e cuidadosamente use o travão traseiro para mantera velocidade desejada. As curvas de descidas de montanhas são conhecidas por sobrecarregar a frente da moto fazendo com que se abra o traçado das curvas, mas mantendo o acelerador aberto e cuidadosamente aplicando o travão traseiro resultará numa distribuição de peso equilibrada e o mantém no traçado desejado. Com prática e experimentação, usar estas técnicas de travão traseiro vão tornasse intuitivas e dão-lhe mais confiança, suavidade e segurança em situações que antes lhe pareciam preocupantes.
Em certas situações, é melhor usar o travão traseiro para diminuir a velocidade, do que cortar o acelerador, ou mesmo usar o travão dianteiro, afectará menos a moto e mantêm-o mais alinhado em curva ao invés de sair dela.
Para usar o travão traseiro correctamente, ele deve estar bem ajustado.
O pedal deve estar a poucos milímetros abaixo do seu pé, quando estiver na sua posição normal de condução.
Um pedal mal regulado pode forçar a uma má posição, e tornar difícil a acção de travar gradualmente.
2. Quando entrar numa curva, deixe o travão traseiro apertado no momento em que o travão dianteiro é solto e a moto estabilize inclinada. Isto impedirá que a frente da moto se eleve. assim que o travão dianteiro é solto e antes que as forças de uma curva actuem.
Isto serve para que mantenha as bainhas comprimidas, assim que o acelerador começa a ser aberto, use o travão traseiro para modular ligeiramente a sua velocidade se achar que está ir muito rápido, e quiser desaçelarar, vai transferir muito peso para a dianteira e fará com que se abra o traçado da curva, entretanto, se aplicar o travão traseiro fechará o traçado da curva e colocar-se do lado interno da curva.
Tente evitar usar muito o acelerador.
Acelere lentamente com a correcção no travão, apenas para tirar o peso da roda dianteira.
3. Durante manobras de baixa velocidade como inverter o sentido de marcha, o efeito giroscópio do motor mantêm a moto equilibrada. Você pode usar isso em seu benefício utilizando o travão traseiro e usando um pouco a embraiagem para manter as rotações um pouco mais altas. Tente usar diferentes combinações de embraiagem e de travão traseiro e acelerador para encontrar o que funciona melhor para si e para a moto. Conjugando as rotações do motor a embraiagem e o travão traseiro consegue um maior equilíbrio.
4. Em curvas nas descidas de montanhas e serras o travão traseiro pode ser usado para evitar que se ganhe muita velocidade, mesmo com o acelerador aberto – especialmente em longas descidas. Nas curvas, abra o acelerador o mais cedo possível para não sobrecarregar o pneu dianteiro com o peso da moto, e cuidadosamente use o travão traseiro para mantera velocidade desejada. As curvas de descidas de montanhas são conhecidas por sobrecarregar a frente da moto fazendo com que se abra o traçado das curvas, mas mantendo o acelerador aberto e cuidadosamente aplicando o travão traseiro resultará numa distribuição de peso equilibrada e o mantém no traçado desejado. Com prática e experimentação, usar estas técnicas de travão traseiro vão tornasse intuitivas e dão-lhe mais confiança, suavidade e segurança em situações que antes lhe pareciam preocupantes.
Re: Como usar os travões
Felizmente que a coisa tornou-se intuitiva porque se formos a pensar em tudo o que é necessário fazer perante as várias situações, faz-nos parecer meio complicado.
Jorge- Mensagens : 141
Data de inscrição : 07/04/2014
Idade : 60
Localização : Qt. Conde
Re: Como usar os travões
Sim, acredita que quem está a aprender pensa nisso tudo e são mais as vezes que a travagem sai "mal" do que bem
Mto util, thx !
Mto util, thx !
samurai19- Mensagens : 71
Data de inscrição : 07/04/2014
Idade : 49
Localização : Sesimbra
Re: Como usar os travões
Travôes...?!!! Isso é o quê??
Raptor- Mensagens : 60
Data de inscrição : 09/04/2014
Localização : Setúbal
Re: Como usar os travões
Travões é aquela coisa que se mete atrás que dá para levar coisas, tipo comida ou roupa. Costuma ter uma chave para estar seguro quando não estás perto da mota. Há em vários tamanhos e feitios. Eu comprei um travão com um feitio lixado. Já se me partiu uma chave e ficou metade lá dentro. Tive que ir a uma casa de chaves fazer outras.
transalp- Mensagens : 26
Data de inscrição : 06/04/2014
Localização : Puorto
Re: Como usar os travões
Oh, raios. Fui ao google e já voltei. Foi rápido, mas lá perguntei o que era travões e já descobri. É uma coisa que existe do lado direito da mota em países "normais" como o nosso, mas nos Ingleses, o travão é do lado esquerdo.
Diz lá na wikimoto, "O travão (português europeu) ou freio (português brasileiro) é um tipo de mecanismo que permite controlar o movimento de aceleração (nota 1) de um veículo ou de uma máquina".
É portanto igual ao acelerador, só que tem outro nome. Quando for alta velocidade, e precisar de mais velocidade, vou apertar o travão com mais força ainda e ver se a Transalp passa os 200!
Verdadeiro serviço público aqui. É lindo.
Diz lá na wikimoto, "O travão (português europeu) ou freio (português brasileiro) é um tipo de mecanismo que permite controlar o movimento de aceleração (nota 1) de um veículo ou de uma máquina".
É portanto igual ao acelerador, só que tem outro nome. Quando for alta velocidade, e precisar de mais velocidade, vou apertar o travão com mais força ainda e ver se a Transalp passa os 200!
Verdadeiro serviço público aqui. É lindo.
transalp- Mensagens : 26
Data de inscrição : 06/04/2014
Localização : Puorto
Re: Como usar os travões
Alguém falou em "acelerador"???
...esse sim sei que a minha moto tem mas o raio dos travões não encontro. Estou farto de dár voltas à moto e nada, nem vê-los. Nah... não encontro nada disso. Talvez tenha a ver com o modelo da moto.
...esse sim sei que a minha moto tem mas o raio dos travões não encontro. Estou farto de dár voltas à moto e nada, nem vê-los. Nah... não encontro nada disso. Talvez tenha a ver com o modelo da moto.
Raptor- Mensagens : 60
Data de inscrição : 09/04/2014
Localização : Setúbal
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