Cabrita 2T vs 4T
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kuhn
samurai19
redfox
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Cabrita 2T vs 4T
Boas, ando a procura de uma "cabrita" só que logo primeiro impacto... motores 2T vs 4T... para este tipo de mota quais as vantagens e desvantagens... alguem pode dar umas luzes?
abraços
abraços
redfox- Mensagens : 84
Data de inscrição : 06/04/2014
Localização : Barreiro
Re: Cabrita 2T vs 4T
Tendo em conta que os meus conhecimentos de mecânica são do mais básico, heis o que penso em relação a isso:
2T:
Mecânica mais simples.
Menos peso.
Mais potência e melhor resposta para menos CCs.
Gasolina com mistura de Oleo 2T (Que é um pouco caro)
Preço mais baixo.
São mais lindas
Dão muito mais gozo de conduzir.
(Falo da minha experiência em Kart, pq motas a 2T ainda só experimentei uma Famel Zundapp )
4T:
Maior Fiablilidade.
Mais binário.
Menor consumo.
Maior Conforto.
Aceleração mais uniforme:
(Responde melhor em baixas e pior em altas)
Conselho, antes de comprares uma cabra, faz o batismo de 1h ou o estágio de 4h do Biachi Prata:
http://www.bianchiprata.com/pt/estagios
O Jorge já fez o estágio e o Ricardo e o BC fizeram o baptismo e podem dar-te mais umas luzes de como funciona.
Eu fui só ver e filmar, pq ainda tenho pouca prática e sou mto maçarico, mas para o ano quero experimentar.
Deixo-te aqui o video do batismo do Ricardo e do BC:
(Sem exagero, Deve ter sido no pior dia do ano, estava um autentico dia de tempestade)
2T:
Mecânica mais simples.
Menos peso.
Mais potência e melhor resposta para menos CCs.
Gasolina com mistura de Oleo 2T (Que é um pouco caro)
Preço mais baixo.
São mais lindas
Dão muito mais gozo de conduzir.
(Falo da minha experiência em Kart, pq motas a 2T ainda só experimentei uma Famel Zundapp )
4T:
Maior Fiablilidade.
Mais binário.
Menor consumo.
Maior Conforto.
Aceleração mais uniforme:
(Responde melhor em baixas e pior em altas)
Conselho, antes de comprares uma cabra, faz o batismo de 1h ou o estágio de 4h do Biachi Prata:
http://www.bianchiprata.com/pt/estagios
O Jorge já fez o estágio e o Ricardo e o BC fizeram o baptismo e podem dar-te mais umas luzes de como funciona.
Eu fui só ver e filmar, pq ainda tenho pouca prática e sou mto maçarico, mas para o ano quero experimentar.
Deixo-te aqui o video do batismo do Ricardo e do BC:
(Sem exagero, Deve ter sido no pior dia do ano, estava um autentico dia de tempestade)
samurai19- Mensagens : 71
Data de inscrição : 07/04/2014
Idade : 49
Localização : Sesimbra
Re: Cabrita 2T vs 4T
Tópico movido para o local indicado
Por mim tb prefiro a 4T devido a menor manutenção e maior fiabilidade
Por mim tb prefiro a 4T devido a menor manutenção e maior fiabilidade
Re: Cabrita 2T vs 4T
Samurai tk pela help vou ver isso.
kuhn sorry e tk
kuhn sorry e tk
redfox- Mensagens : 84
Data de inscrição : 06/04/2014
Localização : Barreiro
Re: Cabrita 2T vs 4T
Não pela minha experiência mas sim pelo que o pessoal diz, é que quem se quer iniciar nas andanças no mato com uma desportiva é sempre melhor opção a 4T e em que a 250cc é a mais equilibrada.
Acrescento, para quem não sabem, que tanto a 2T como a 4T, de X em X kms ou horas, não sei bem, tem de se fazer uma revisão mais a completa que vai um pouco além da normal, de mudar oleos e filtros mas também da substituição de segmentos e/ou piston se necessário o que implica a remoção da cabeça e cilindro do motor.
Quando se fala na manutenção de uma máquina destas, não é que seja mais cara que as outras motos mas terá de ser feita com muito maior frequência.
Quem tem uma utilitária como vocês e passa para uma desportiva destas, vai achar umna diferença brutal e depressa fica apaixonado. São motos com comportamentos muito diferentes.
Espero ter ajudado.
Acrescento, para quem não sabem, que tanto a 2T como a 4T, de X em X kms ou horas, não sei bem, tem de se fazer uma revisão mais a completa que vai um pouco além da normal, de mudar oleos e filtros mas também da substituição de segmentos e/ou piston se necessário o que implica a remoção da cabeça e cilindro do motor.
Quando se fala na manutenção de uma máquina destas, não é que seja mais cara que as outras motos mas terá de ser feita com muito maior frequência.
Quem tem uma utilitária como vocês e passa para uma desportiva destas, vai achar umna diferença brutal e depressa fica apaixonado. São motos com comportamentos muito diferentes.
Espero ter ajudado.
Raptor- Mensagens : 60
Data de inscrição : 09/04/2014
Localização : Setúbal
Re: Cabrita 2T vs 4T
As cabras são motos do outro mundo e como o Raptor disse, apaixonam muito facilmente.
Jorge- Mensagens : 141
Data de inscrição : 07/04/2014
Idade : 60
Localização : Qt. Conde
Re: Cabrita 2T vs 4T
Bem do que eu pensava as 250cc são o mais indicado para iniciante, a questão que fiquei na duvida se 2T ou 4T... depois começei a pesquisar e foi tudo abaixo... acho que tenho que ir para uma pseudo-cabra... o raio das cabritas são caras como tudo!!!
O modelo que encontrei para o orçamento disponivel... Honda 600R... não sei se é uma boa aposta... :S... enfim tinha que investigar mais...
O modelo que encontrei para o orçamento disponivel... Honda 600R... não sei se é uma boa aposta... :S... enfim tinha que investigar mais...
redfox- Mensagens : 84
Data de inscrição : 06/04/2014
Localização : Barreiro
Re: Cabrita 2T vs 4T
O único senão da XR600 é não ter starter e há momentos onde ele faz muita falta.
Eu talvez fosse antes para uma DR, 400 talvez
Jorge- Mensagens : 141
Data de inscrição : 07/04/2014
Idade : 60
Localização : Qt. Conde
Re: Cabrita 2T vs 4T
Jorge escreveu:
As cabras são motos do outro mundo e como o Raptor disse, apaixonam muito facilmente.
Nestes casos são os donos que não conseguem acompanhar a mota
Re: Cabrita 2T vs 4T
Até parece que têm vida própria
Jorge- Mensagens : 141
Data de inscrição : 07/04/2014
Idade : 60
Localização : Qt. Conde
Re: Cabrita 2T vs 4T
mesmo!!! depois da ultima coça que levei na minha bicha XL700 em pantanos, mato, areia... estou mesmo ansioso por uma bicha destas...
redfox- Mensagens : 84
Data de inscrição : 06/04/2014
Localização : Barreiro
Re: Cabrita 2T vs 4T
Motos sem starter para mim nem pensar. Bem vejo quando, o cansaço se instala e/ou em determinadas situações no mato, a dificuldade muitas vezes de meter a burra a roncar novamente. O pessoal já leva uma cinta mesmo para essas ocasiões para meter a minha Raptor a puxar.
Não quero com isto dár uma imagem negativa ao kick até porque a maioria das vezes a coisa até que corre bem e não se nota a falta do starter. O pior mesmo são aquelas situações em que a malta já está cansada, a mota afogada, parou em subidas e situações deste género... ui ui, até dói só de ver o pessoal desesperado. É um fartote de rir. Claro que depois em outros momentos gozam eles comigo.
Conclusão: para mim só mesmo com starter.
Não quero com isto dár uma imagem negativa ao kick até porque a maioria das vezes a coisa até que corre bem e não se nota a falta do starter. O pior mesmo são aquelas situações em que a malta já está cansada, a mota afogada, parou em subidas e situações deste género... ui ui, até dói só de ver o pessoal desesperado. É um fartote de rir. Claro que depois em outros momentos gozam eles comigo.
Conclusão: para mim só mesmo com starter.
Raptor- Mensagens : 60
Data de inscrição : 09/04/2014
Localização : Setúbal
Re: Cabrita 2T vs 4T
Epa bom bom... é com starter e kick
redfox- Mensagens : 84
Data de inscrição : 06/04/2014
Localização : Barreiro
Re: Cabrita 2T vs 4T
Com starter e kick acho que não há muitas por aí, eu tenho uma antiguinha, de 1987 que tem os dois sistemas e como tá bem "afinada" pega bem só de kick, mas como o Redfox disse, há situações onde já estamos exaustos ou numa situação pouco prática e aí o starter é como uma bênção.
A minha menina
Jorge- Mensagens : 141
Data de inscrição : 07/04/2014
Idade : 60
Localização : Qt. Conde
Re: Cabrita 2T vs 4T
Eu tentaria comprar ou uma DR a 350 ou a 400, e como à pessoal que sabem que eu sou Yamaha-dependente....
Re: Cabrita 2T vs 4T
Vamos pôr as coisas de outra maneira.
Que tipo de circuito pretendes fazer? Pista? Estradão? Misto?
Que dinheiro tens disponível para comprar mota?
Eu muito sinceramente aconselho motas a 4T para quem não tenha muita experiencia. O motor a 4T tem mais binario, maior fiabilidade, e mais fácil de conduzir, e dá um pouco para tudo. Os contras é o preço das motas com motor a 4T é em média superior ás de 2T.
O motor a 2T torna-se muito mais divertido de conduzir e dá para fazer alguma brincadeiras giras. Dá luta atinar com aquilo, mas depois de lhe apanhares o jeito vais ver o que é um autentico gafanhoto.
As motas a 2T são muito mais baratas, mas são raras as que tão matriculadas e com kit de luzes, falo das motas de competiçao a 2T.
Que tipo de circuito pretendes fazer? Pista? Estradão? Misto?
Que dinheiro tens disponível para comprar mota?
Eu muito sinceramente aconselho motas a 4T para quem não tenha muita experiencia. O motor a 4T tem mais binario, maior fiabilidade, e mais fácil de conduzir, e dá um pouco para tudo. Os contras é o preço das motas com motor a 4T é em média superior ás de 2T.
O motor a 2T torna-se muito mais divertido de conduzir e dá para fazer alguma brincadeiras giras. Dá luta atinar com aquilo, mas depois de lhe apanhares o jeito vais ver o que é um autentico gafanhoto.
As motas a 2T são muito mais baratas, mas são raras as que tão matriculadas e com kit de luzes, falo das motas de competiçao a 2T.
CBR666- Mensagens : 14
Data de inscrição : 06/04/2014
Localização : Bobadela Vila Rock
Re: Cabrita 2T vs 4T
Aleluia!!!! Olha quem resolveu aparecer. Bem vindo cromo!!!
Ainda bem que vieste esclarecer algumas duvidas do pessoal. E respondendo um pouco à tua pergunta, acho que o ppl quer algo para curtir umas voltas no mato assim como tu fazes com a tua 125cc, não necessáriamente pista, apenas algo leve e com algum motor para tornar a cena engraçada. Nada de profissionalismo, julgo eu!!!. Corrijam-me se estou errado.
Pessoalmente não tenho muita experiência de 2 rodas de mato mas uma 125cc a 2 tempos talvez fosse uma boa aposta para quem se inicia.
ps.: qdo é que queres que a minha Raptor dê umas pedradas nessa 125cc que andas?? Temos de combinar algo lá mais para a frente quando não levantar muito pó.
Ainda bem que vieste esclarecer algumas duvidas do pessoal. E respondendo um pouco à tua pergunta, acho que o ppl quer algo para curtir umas voltas no mato assim como tu fazes com a tua 125cc, não necessáriamente pista, apenas algo leve e com algum motor para tornar a cena engraçada. Nada de profissionalismo, julgo eu!!!. Corrijam-me se estou errado.
Pessoalmente não tenho muita experiência de 2 rodas de mato mas uma 125cc a 2 tempos talvez fosse uma boa aposta para quem se inicia.
ps.: qdo é que queres que a minha Raptor dê umas pedradas nessa 125cc que andas?? Temos de combinar algo lá mais para a frente quando não levantar muito pó.
Raptor- Mensagens : 60
Data de inscrição : 09/04/2014
Localização : Setúbal
Re: Cabrita 2T vs 4T
Agora estou a meio de uma operação de peito aberto, mas deixa-me fechar o motor e ver se ficou alguma coisa de jeito e depois logo aceito esse convite.
Prepara mas é os tampões para os ouvidos que no sábado há uma hornet que se vai fartar de gritar no Estoril!!!!
Prepara mas é os tampões para os ouvidos que no sábado há uma hornet que se vai fartar de gritar no Estoril!!!!
CBR666- Mensagens : 14
Data de inscrição : 06/04/2014
Localização : Bobadela Vila Rock
Re: Cabrita 2T vs 4T
Vão sobrar peças de certeza quando fechares esse motor.
Depois, quando o pó não levantar, temos de ver se essa 125 trás kit de unhas. Lá para a época das chuvas, por isso tens tempo para preparar a máquina e te mentalizares que vais comer muita pedra da minha Raptor.
Ver se conseguimos dár a conhecer o lado desportivo que há nas motos de mato e fazemos um grupo porreiro para que no próximo Inverno a malta curta umas voltinhas.
Depois, quando o pó não levantar, temos de ver se essa 125 trás kit de unhas. Lá para a época das chuvas, por isso tens tempo para preparar a máquina e te mentalizares que vais comer muita pedra da minha Raptor.
Ver se conseguimos dár a conhecer o lado desportivo que há nas motos de mato e fazemos um grupo porreiro para que no próximo Inverno a malta curta umas voltinhas.
Raptor- Mensagens : 60
Data de inscrição : 09/04/2014
Localização : Setúbal
Re: Cabrita 2T vs 4T
Raptor é extamente o que disseste...
curtir um pouco no mato e afins.. nada de coisa profissional, pode haver uma ou duas competições (se é que houver...)... mas será só pelo gozo da participação e nada mais...
Estou a ver que tenho que arranjar maneira de dar uma volta numa 2T para ver como me adpato à bicha. :p
CBR666 se bem percebi tens uma 125cc 2T como é a manutenção dessa bicha?(custos) Do pouco que sei sobre o assunto é por horas, correto? E basicamente é mudar pistons e afins... :S... estou certo errado?
curtir um pouco no mato e afins.. nada de coisa profissional, pode haver uma ou duas competições (se é que houver...)... mas será só pelo gozo da participação e nada mais...
Estou a ver que tenho que arranjar maneira de dar uma volta numa 2T para ver como me adpato à bicha. :p
CBR666 se bem percebi tens uma 125cc 2T como é a manutenção dessa bicha?(custos) Do pouco que sei sobre o assunto é por horas, correto? E basicamente é mudar pistons e afins... :S... estou certo errado?
redfox- Mensagens : 84
Data de inscrição : 06/04/2014
Localização : Barreiro
Re: Cabrita 2T vs 4T
Vou arriscar a responder sem ser muito conhecedor do assunto mas julgo não estar muito longe da verdade.
Penso que passa um pouco por isso mesmo que disseste. Troca de segmentos e talvez piston também por vezes e pouco mais. Além da manutenção "normal" de qualquer veiculo como mudar oleos e filtros. Julgo que em termos de custos são mais baixos que numa 4T.
Com tempo e alguma experiência é algo que podes fazê-lo tu mesmo e verás que sai bem mais em conta.
Pelo que o ppl conta da manutenção deste tipo de motos é algo que se leva bem e que se encara com alguma normalidade.
Penso que passa um pouco por isso mesmo que disseste. Troca de segmentos e talvez piston também por vezes e pouco mais. Além da manutenção "normal" de qualquer veiculo como mudar oleos e filtros. Julgo que em termos de custos são mais baixos que numa 4T.
Com tempo e alguma experiência é algo que podes fazê-lo tu mesmo e verás que sai bem mais em conta.
Pelo que o ppl conta da manutenção deste tipo de motos é algo que se leva bem e que se encara com alguma normalidade.
Raptor- Mensagens : 60
Data de inscrição : 09/04/2014
Localização : Setúbal
Re: Cabrita 2T vs 4T
O motor a 2T o tipo de desgastes mais rápidos que tem é o piston e os segmentos, normalmente a malta que anda no grito com elas muda de 50 em 50 horas os segmentos.
O piston convem trovar ao final de 100 horas para não ganhar folga no cilindro... Quando ganha folga, começa a comer o cilindro e chega mesmo a partir.
Depois tens os rolamentos da cambota e biela e retentores do motor, isso é tudo coisas que se trocam quando as motas tem muito uso e muitas horas de trabalho.
O motor a 2T não tem filtro de óleo, mas o filtro de ar deve-se limpar 1 ou 2x por época, depende muito do tipo de traçado que faças.
O óleo da caixa de velocidades, é uma coisa que sou muito esquisito, porque faz toda a diferença na caixa, óleo novo caixa mais suave e precisa, costumo trocar de 2 em 2 épocas.
O piston convem trovar ao final de 100 horas para não ganhar folga no cilindro... Quando ganha folga, começa a comer o cilindro e chega mesmo a partir.
Depois tens os rolamentos da cambota e biela e retentores do motor, isso é tudo coisas que se trocam quando as motas tem muito uso e muitas horas de trabalho.
O motor a 2T não tem filtro de óleo, mas o filtro de ar deve-se limpar 1 ou 2x por época, depende muito do tipo de traçado que faças.
O óleo da caixa de velocidades, é uma coisa que sou muito esquisito, porque faz toda a diferença na caixa, óleo novo caixa mais suave e precisa, costumo trocar de 2 em 2 épocas.
CBR666- Mensagens : 14
Data de inscrição : 06/04/2014
Localização : Bobadela Vila Rock
Re: Cabrita 2T vs 4T
Quando dizes epoca ... estamos a falar de km/horas
Epa essa cena das horas assustame...nao tinha noção que a manutenção das motas era tao curta? Assim em media quanto é que se tem que gastar para fazer uma manutenção como deve ser...
abraços e tk pela infor
Epa essa cena das horas assustame...nao tinha noção que a manutenção das motas era tao curta? Assim em media quanto é que se tem que gastar para fazer uma manutenção como deve ser...
abraços e tk pela infor
redfox- Mensagens : 84
Data de inscrição : 06/04/2014
Localização : Barreiro
Re: Cabrita 2T vs 4T
Quando me refiro a epoca é à altura do inverno. Que é quando deve andar no moto cross ou enduro. No verão o piso está rijo e torna-se muito perigoso, já para não falar do pó e de no verão estragares pneus para c@r@lho!
CBR666- Mensagens : 14
Data de inscrição : 06/04/2014
Localização : Bobadela Vila Rock
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