ADVmoto
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cabrita 2T vs 4T

+3
kuhn
samurai19
redfox
7 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Cabrita 2T vs 4T Empty Cabrita 2T vs 4T

Mensagem por redfox Seg Abr 21, 2014 10:15 am

Boas, ando a procura de uma "cabrita" só que logo primeiro impacto... motores 2T vs 4T... para este tipo de mota quais as vantagens e desvantagens... alguem pode dar umas luzes?

abraços
redfox
redfox

Mensagens : 84
Data de inscrição : 06/04/2014
Localização : Barreiro

Ir para o topo Ir para baixo

Cabrita 2T vs 4T Empty Re: Cabrita 2T vs 4T

Mensagem por samurai19 Seg Abr 21, 2014 11:44 am

Tendo em conta que os meus conhecimentos de mecânica são do mais básico, heis o que penso em relação a isso:

2T:
Mecânica mais simples.
Menos peso.
Mais potência e melhor resposta para menos CCs.
Gasolina com mistura de Oleo 2T (Que é um pouco caro)
Preço mais baixo.
São mais lindas Very Happy
Dão muito mais gozo de conduzir.
(Falo da minha experiência em Kart, pq motas a 2T ainda só experimentei uma Famel Zundapp Very Happy)

4T:
Maior Fiablilidade.
Mais binário.
Menor consumo.
Maior Conforto.
Aceleração mais uniforme:
(Responde melhor em baixas e pior em altas)

Conselho, antes de comprares uma cabra, faz o batismo de 1h ou o estágio de 4h do Biachi Prata:
http://www.bianchiprata.com/pt/estagios

O Jorge já fez o estágio e o Ricardo e o BC fizeram o baptismo e podem dar-te mais umas luzes de como funciona.

Eu fui só ver e filmar, pq ainda tenho pouca prática e sou mto maçarico, mas para o ano quero experimentar.

Deixo-te aqui o video do batismo do Ricardo e do BC:
(Sem exagero, Deve ter sido no pior dia do ano, estava um autentico dia de tempestade)

samurai19
samurai19

Mensagens : 71
Data de inscrição : 07/04/2014
Idade : 49
Localização : Sesimbra

Ir para o topo Ir para baixo

Cabrita 2T vs 4T Empty Re: Cabrita 2T vs 4T

Mensagem por kuhn Seg Abr 21, 2014 1:16 pm

Tópico movido para o local indicado  Wink 

Por mim tb prefiro a 4T devido a menor manutenção e maior fiabilidade

kuhn
kuhn

Mensagens : 198
Data de inscrição : 05/04/2014
Idade : 43
Localização : Almada

http://www.adventureteam.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Cabrita 2T vs 4T Empty Re: Cabrita 2T vs 4T

Mensagem por redfox Seg Abr 21, 2014 1:25 pm

Samurai tk pela help Smile vou ver isso.

kuhn sorry e tk Smile
redfox
redfox

Mensagens : 84
Data de inscrição : 06/04/2014
Localização : Barreiro

Ir para o topo Ir para baixo

Cabrita 2T vs 4T Empty Re: Cabrita 2T vs 4T

Mensagem por Raptor Ter Abr 22, 2014 6:44 am

Não pela minha experiência mas sim pelo que o pessoal diz, é que quem se quer iniciar nas andanças no mato com uma desportiva é sempre melhor opção a 4T e em que a 250cc é a mais equilibrada.

Acrescento, para quem não sabem, que tanto a 2T como a 4T, de X em X kms ou horas, não sei bem, tem de se fazer uma revisão mais a completa que vai um pouco além da normal, de mudar oleos e filtros mas também da substituição de segmentos e/ou piston se necessário o que implica a remoção da cabeça e cilindro do motor.

Quando se fala na manutenção de uma máquina destas, não é que seja mais cara que as outras motos mas terá de ser feita com muito maior frequência.

Quem tem uma utilitária como vocês e passa para uma desportiva destas, vai achar umna diferença brutal e depressa fica apaixonado. São motos com comportamentos muito diferentes.

Espero ter ajudado.

Raptor

Mensagens : 60
Data de inscrição : 09/04/2014
Localização : Setúbal

Ir para o topo Ir para baixo

Cabrita 2T vs 4T Empty Re: Cabrita 2T vs 4T

Mensagem por Jorge Ter Abr 22, 2014 8:15 am



As cabras são motos do outro mundo e como o Raptor disse, apaixonam muito facilmente.  Twisted Evil
Jorge
Jorge

Mensagens : 141
Data de inscrição : 07/04/2014
Idade : 60
Localização : Qt. Conde

Ir para o topo Ir para baixo

Cabrita 2T vs 4T Empty Re: Cabrita 2T vs 4T

Mensagem por redfox Ter Abr 22, 2014 1:37 pm

Bem do que eu pensava as 250cc são o mais indicado para iniciante, a questão que fiquei na duvida se 2T ou 4T... depois começei a pesquisar e foi tudo abaixo... acho que tenho que ir para uma pseudo-cabra... o raio das cabritas são caras como tudo!!!
O modelo que encontrei para o orçamento disponivel... Honda 600R... não sei se é uma boa aposta... :S... enfim tinha que investigar mais...
redfox
redfox

Mensagens : 84
Data de inscrição : 06/04/2014
Localização : Barreiro

Ir para o topo Ir para baixo

Cabrita 2T vs 4T Empty Re: Cabrita 2T vs 4T

Mensagem por Jorge Ter Abr 22, 2014 7:08 pm


O único senão da XR600 é não ter starter e há momentos onde ele faz muita falta.

Eu talvez fosse antes para uma DR, 400 talvez Wink
Jorge
Jorge

Mensagens : 141
Data de inscrição : 07/04/2014
Idade : 60
Localização : Qt. Conde

Ir para o topo Ir para baixo

Cabrita 2T vs 4T Empty Re: Cabrita 2T vs 4T

Mensagem por kuhn Ter Abr 22, 2014 7:27 pm

Jorge escreveu:

As cabras são motos do outro mundo e como o Raptor disse, apaixonam muito facilmente.  Twisted Evil

Nestes casos são os donos que não conseguem acompanhar a mota  What a Face 
kuhn
kuhn

Mensagens : 198
Data de inscrição : 05/04/2014
Idade : 43
Localização : Almada

http://www.adventureteam.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Cabrita 2T vs 4T Empty Re: Cabrita 2T vs 4T

Mensagem por Jorge Ter Abr 22, 2014 8:43 pm


Até parece que têm vida própria  Very Happy 

Jorge
Jorge

Mensagens : 141
Data de inscrição : 07/04/2014
Idade : 60
Localização : Qt. Conde

Ir para o topo Ir para baixo

Cabrita 2T vs 4T Empty Re: Cabrita 2T vs 4T

Mensagem por redfox Ter Abr 22, 2014 9:47 pm

mesmo!!! depois da ultima coça que levei na minha bicha XL700 em pantanos, mato, areia... estou mesmo ansioso por uma bicha destas...
redfox
redfox

Mensagens : 84
Data de inscrição : 06/04/2014
Localização : Barreiro

Ir para o topo Ir para baixo

Cabrita 2T vs 4T Empty Re: Cabrita 2T vs 4T

Mensagem por Raptor Qua Abr 23, 2014 6:41 am

Motos sem starter para mim nem pensar. Bem vejo quando, o cansaço se instala e/ou em determinadas situações no mato, a dificuldade muitas vezes de meter a burra a roncar novamente. O pessoal já leva uma cinta mesmo para essas ocasiões para meter a minha Raptor a puxar.

Não quero com isto dár uma imagem negativa ao kick até porque a maioria das vezes a coisa até que corre bem e não se nota a falta do starter. O pior mesmo são aquelas situações em que a malta já está cansada, a mota afogada, parou em subidas e situações deste género... ui ui, até dói só de ver o pessoal desesperado. É um fartote de rir. Laughing Claro que depois em outros momentos gozam eles comigo.

Conclusão: para mim só mesmo com starter.

Raptor

Mensagens : 60
Data de inscrição : 09/04/2014
Localização : Setúbal

Ir para o topo Ir para baixo

Cabrita 2T vs 4T Empty Re: Cabrita 2T vs 4T

Mensagem por redfox Qua Abr 23, 2014 11:01 am

Epa bom bom... é com starter e kick Wink
redfox
redfox

Mensagens : 84
Data de inscrição : 06/04/2014
Localização : Barreiro

Ir para o topo Ir para baixo

Cabrita 2T vs 4T Empty Re: Cabrita 2T vs 4T

Mensagem por Jorge Qua Abr 23, 2014 11:34 am


Com starter e kick acho que não há muitas por aí, eu tenho uma antiguinha, de 1987 que tem os dois sistemas e como tá bem "afinada" pega bem só de kick, mas como o Redfox disse, há situações onde já estamos exaustos ou numa situação pouco prática e aí o starter é como uma bênção.

A minha menina  sunny 

Jorge
Jorge

Mensagens : 141
Data de inscrição : 07/04/2014
Idade : 60
Localização : Qt. Conde

Ir para o topo Ir para baixo

Cabrita 2T vs 4T Empty Re: Cabrita 2T vs 4T

Mensagem por Pmvpires Qua Abr 23, 2014 11:47 am

Eu tentaria comprar ou uma DR a 350 ou a 400, e como à pessoal que sabem que eu sou Yamaha-dependente....
Pmvpires
Pmvpires

Mensagens : 103
Data de inscrição : 09/04/2014
Localização : Fortios - Portalegre

http://xtdeportalegre.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Cabrita 2T vs 4T Empty Re: Cabrita 2T vs 4T

Mensagem por CBR666 Seg maio 05, 2014 10:30 pm

Vamos pôr as coisas de outra maneira.
Que tipo de circuito pretendes fazer? Pista? Estradão? Misto?
Que dinheiro tens disponível para comprar mota?

Eu muito sinceramente aconselho motas a 4T para quem não tenha muita experiencia. O motor a 4T tem mais binario, maior fiabilidade, e mais fácil de conduzir, e dá um pouco para tudo. Os contras é o preço das motas com motor a 4T é em média superior ás de 2T.
O motor a 2T torna-se muito mais divertido de conduzir e dá para fazer alguma brincadeiras giras. Dá luta atinar com aquilo, mas depois de lhe apanhares o jeito vais ver o que é um autentico gafanhoto.
As motas a 2T são muito mais baratas, mas são raras as que tão matriculadas e com kit de luzes, falo das motas de competiçao a 2T.
CBR666
CBR666

Mensagens : 14
Data de inscrição : 06/04/2014
Localização : Bobadela Vila Rock

Ir para o topo Ir para baixo

Cabrita 2T vs 4T Empty Re: Cabrita 2T vs 4T

Mensagem por Raptor Ter maio 06, 2014 7:11 am

Aleluia!!!! Olha quem resolveu aparecer. Bem vindo cromo!!! Razz 

Ainda bem que vieste esclarecer algumas duvidas do pessoal. E respondendo um pouco à tua pergunta, acho que o ppl quer algo para curtir umas voltas no mato assim como tu fazes com a tua 125cc, não necessáriamente pista, apenas algo leve e com algum motor para tornar a cena engraçada. Nada de profissionalismo, julgo eu!!!. Corrijam-me se estou errado.

Pessoalmente não tenho muita experiência de 2 rodas de mato mas uma 125cc a 2 tempos talvez fosse uma boa aposta para quem se inicia.

ps.: qdo é que queres que a minha Raptor dê umas pedradas nessa 125cc que andas?? Twisted Evil  Temos de combinar algo lá mais para a frente quando não levantar muito pó.

Raptor

Mensagens : 60
Data de inscrição : 09/04/2014
Localização : Setúbal

Ir para o topo Ir para baixo

Cabrita 2T vs 4T Empty Re: Cabrita 2T vs 4T

Mensagem por CBR666 Ter maio 06, 2014 7:12 pm

Agora estou a meio de uma operação de peito aberto, mas deixa-me fechar o motor e ver se ficou alguma coisa de jeito e depois logo aceito esse convite.
Prepara mas é os tampões para os ouvidos que no sábado há uma hornet que se vai fartar de gritar no Estoril!!!! Very Happy
CBR666
CBR666

Mensagens : 14
Data de inscrição : 06/04/2014
Localização : Bobadela Vila Rock

Ir para o topo Ir para baixo

Cabrita 2T vs 4T Empty Re: Cabrita 2T vs 4T

Mensagem por Raptor Qua maio 07, 2014 6:57 am

Vão sobrar peças de certeza quando fechares esse motor.lol! 

Depois, quando o pó não levantar, temos de ver se essa 125 trás kit de unhas. Evil or Very Mad Lá para a época das chuvas, por isso tens tempo para preparar a máquina e te mentalizares que vais comer muita pedra da minha Raptor. Razz 

Ver se conseguimos dár a conhecer o lado desportivo que há nas motos de mato e fazemos um grupo porreiro para que no próximo Inverno a malta curta umas voltinhas.

Raptor

Mensagens : 60
Data de inscrição : 09/04/2014
Localização : Setúbal

Ir para o topo Ir para baixo

Cabrita 2T vs 4T Empty Re: Cabrita 2T vs 4T

Mensagem por redfox Qua maio 07, 2014 1:43 pm

Raptor é extamente o que disseste...
curtir um pouco no mato e afins.. nada de coisa profissional, pode haver uma ou duas competições (se é que houver...)... mas será só pelo gozo da participação e nada mais...
Estou a ver que tenho que arranjar maneira de dar uma volta numa 2T para ver como me adpato à bicha. :p

CBR666 se bem percebi tens uma 125cc 2T como é a manutenção dessa bicha?(custos) Do pouco que sei sobre o assunto é por horas, correto? E basicamente é mudar pistons e afins... :S... estou certo errado?
redfox
redfox

Mensagens : 84
Data de inscrição : 06/04/2014
Localização : Barreiro

Ir para o topo Ir para baixo

Cabrita 2T vs 4T Empty Re: Cabrita 2T vs 4T

Mensagem por Raptor Sex maio 09, 2014 7:13 am

Vou arriscar a responder sem ser muito conhecedor do assunto mas julgo não estar muito longe da verdade.
Penso que passa um pouco por isso mesmo que disseste. Troca de segmentos e talvez piston também por vezes e pouco mais. Além da manutenção "normal" de qualquer veiculo como mudar oleos e filtros. Julgo que em termos de custos são mais baixos que numa 4T.

Com tempo e alguma experiência é algo que podes fazê-lo tu mesmo e verás que sai bem mais em conta.

Pelo que o ppl conta da manutenção deste tipo de motos é algo que se leva bem e que se encara com alguma normalidade.

Raptor

Mensagens : 60
Data de inscrição : 09/04/2014
Localização : Setúbal

Ir para o topo Ir para baixo

Cabrita 2T vs 4T Empty Re: Cabrita 2T vs 4T

Mensagem por CBR666 Sex maio 09, 2014 4:51 pm

O motor a 2T o tipo de desgastes mais rápidos que tem é o piston e os segmentos, normalmente a malta que anda no grito com elas muda de 50 em 50 horas os segmentos.
O piston convem trovar ao final de 100 horas para não ganhar folga no cilindro... Quando ganha folga, começa a comer o cilindro e chega mesmo a partir.
Depois tens os rolamentos da cambota e biela e retentores do motor, isso é tudo coisas que se trocam quando as motas tem muito uso e muitas horas de trabalho.
O motor a 2T não tem filtro de óleo, mas o filtro de ar deve-se limpar 1 ou 2x por época, depende muito do tipo de traçado que faças.
O óleo da caixa de velocidades, é uma coisa que sou muito esquisito, porque faz toda a diferença na caixa, óleo novo caixa mais suave e precisa, costumo trocar de 2 em 2 épocas.
CBR666
CBR666

Mensagens : 14
Data de inscrição : 06/04/2014
Localização : Bobadela Vila Rock

Ir para o topo Ir para baixo

Cabrita 2T vs 4T Empty Re: Cabrita 2T vs 4T

Mensagem por redfox Sex maio 09, 2014 6:09 pm

Quando dizes epoca ... estamos a falar de km/horas

Epa essa cena das horas assustame...nao tinha noção que a manutenção das motas era tao curta? Assim em media quanto é que se tem que gastar para fazer uma manutenção como deve ser...
abraços e tk pela infor Smile
redfox
redfox

Mensagens : 84
Data de inscrição : 06/04/2014
Localização : Barreiro

Ir para o topo Ir para baixo

Cabrita 2T vs 4T Empty Re: Cabrita 2T vs 4T

Mensagem por CBR666 Sex maio 09, 2014 10:48 pm

Quando me refiro a epoca é à altura do inverno. Que é quando deve andar no moto cross ou enduro. No verão o piso está rijo e torna-se muito perigoso, já para não falar do pó e de no verão estragares pneus para c@r@lho!
CBR666
CBR666

Mensagens : 14
Data de inscrição : 06/04/2014
Localização : Bobadela Vila Rock

Ir para o topo Ir para baixo

Cabrita 2T vs 4T Empty Re: Cabrita 2T vs 4T

Mensagem por redfox Seg maio 12, 2014 1:49 pm

oki tk Smile
redfox
redfox

Mensagens : 84
Data de inscrição : 06/04/2014
Localização : Barreiro

Ir para o topo Ir para baixo

Cabrita 2T vs 4T Empty Re: Cabrita 2T vs 4T

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos